quinta-feira, 11 de abril de 2013

UM POUCO DA HISTÓRIA ANTES DO BIG BROTHER BRASIL 13



Algo aconteceu nesses 13 dias que ficamos ausentes por aqui. Na verdade, o que aconteceu foi o resultado de tudo que foi construído ao longo de 12 anos de amadurecimento de todos nós. A não obrigatoriedade de cumprimento de uma jornada de trabalho diária de oito horas nos últimos quinze dias tem me feito avaliar bastante o impacto de cada uma de nossas intervenções no resultado final de um programa produzido por uma das maiores emissoras de TV do mundo e assistido por centenas de milhões de espectadores desde 2002.

Nos primórdios do reality show brasileiro, se fizermos força e buscarmos um pouco de conhecimento, conseguimos chegar até mesmo em 2001, quando a jornalista Rosana Hermann criou o primeiro blog sobre RS (sigla pra reality show que usaremos a partir de agora) aqui no Brasil para acompanhar a pioneira Casa dos Artistas do SBT. O blog se chamava tv.blig.ig.com.br (print no topo do post) e inacreditavelmente consigo lembrar disso até hoje. Graças ao absurdo de acervo do archive.org consegui achar isso aqui que  é um registro offline do próprio blog que vos falo. Entrem e deleitem-se com o que foi o PRIMEIRO blog sobre RS no Brasil. Confesso que descobri o archive.org agora e quase chorei aqui revendo o blog da Rosana depois de mais de dez anos.

E já que estamos em fase de nostalgia, aproveitei ontem os conselhos e ensinamentos de nossa best DJ Simone Francieli (co-fundadora da Rádio Nadessa e minha consultora para assuntos aleatórios de informática) e consegui extrair do Twitter um arquivo com, simplesmente, a totalidade das minhas mais de 30 mil postagens, organizadíssima por ano e mês de publicação. Sabem sobre o que  foi o meu primeiro tweet em 21 de julho de 2009? A Pitty ficaria orgulhosa.


Isso foi quando eu acabara de criar minha conta no Twitter, desde então sempre como @portrasdolimbo, pois em 22 de dezembro de 2008 criamos o blog Por Trás do Limbo e por que não aproveitar a ferramenta de uma nova mídia social pra divulgar o meu blog com o meu próprio user?

E assim foi, entre postagens no blog PTdoL e no chamado mini blog Twiter, que chegamos até aqui. Temos que reconhecer que este ano de 2013 foi diferente, pra não ser dramático e dizer mágico, quando na verdade o foi. Nunca antes eu havia feito parte de uma mobilização tão grande nas mídias sociais em prol de, mais do que pessoas, uma mesma opinião. E é essa a grande diferença que as grandes mídias sociais trouxeram aos RSs exibidos atualmente. Essa capacidade absurda de aglutinação instantânea de milhões de pessoas que se apaixonam por esse ou aquele participante ou que se revoltam com 'injustiças' que por ventura possam ter sido exercidas sobre os seus. Assim nasceu, na minha modesta opinião, a unidade mais forte vista até hoje em defesa de um conceito em um RS. Assim nasceram vocês, crescendo e aparecendo para o mundo. Assim algum filho de Deus abençoado acordou de bem com a vida e denominou essa unidade de Nadessa, esse grupo de pessoas que extrapola qualquer tipo de faixa etária ou limite geográfico e está espalhado não só pelo Brasil, mas por lugares que eu nem sei determinar. Todos despertados pelo instinto de proteger os seus.

Atualmente tenho muito prazer em pertencer a um grupo que conseguiu fazer mobilizações de milhares de pessoas, cada um à sua forma. Sou orgulhosamente obrigado a mencionar a Rádio Nadessa, idealizada por nossa (novamente) Simone Francieli que reuniu através dessa idéia cinco pessoas que foram fundamentais neste processo. Sabemos e temos consciência que todos que participaram de alguma forma tiveram sua importância fundamental e insubstituível. Mas tenho que citar essas três (além da Simone) que nos fortaleceram de tal forma que em nenhum momento nenhum de nós se deixou esmorecer, e as tentações para isto foram grande. A Thay do @SuporteGanacin, Rafa do @SuporttNasser e a @AnaLuu_  foram pessoas que ajudaram-se entre si e a todos nós, de forma que estão sendo recompensadas com esse presente, porque é um presente, chamado Rádio Nadessa.

Conversar com vocês tem sido de uma importância absurda para todos nós. Descobrir que não estivemos reunidos nesses três meses apenas por Nasser e por Andressa, mas sim, por uma coisa muito maior, que chama-se identificação de valores. Podemos divergir em algumas opinões sim, como é normal, mas a unidade está formada. Quem chegou até aqui conosco, sinta-se parte disso, independente do que passou e do que está por vir. Vocês fizeram história neste ano. Tenham certeza que daqui a alguns, alguém estará pesquisando na net sobre o ano de 2013, quando alguns loucos se uniram e transformaram através de mídias sociais o resultado final da versão do Big Brother mais vista no mundo até então.

Ah... Não poderia esquecer de mencionar uma pessoa que tem feito parte de minhas madrugadas pela web depois que saí do trabalho e tive oportunidade de ficar acordado sem tanto peso na consciência. A Júlia, do @NadessaApoio. Vocês a conhecem? Se não, conheçam-a, não vão se arrepender.

E foi assim que ela fez sua primeira abordagem a minha pessoa. Pegou-me pelo meu ponto mais fraco, que é o reconhecimento pelo que eu faço com mais amor.