terça-feira, 25 de março de 2014

PIOR SEQUENCIA DE CAMPEÕES DO BBB, 12, 13 E 14.

Como poucas CLANESSAs me seguem, minhas palavras têm pouco peso. A decisão errada foi lá trás, das próprias CLANESSAs. Infelizmente sou obrigado a dizer que avisei, aliás, avisamos. Pena que vocês não enxergaram naquele paredão o monstro que o Marcelo poderia se tornar, e se tornou. A rejeição da Clara traduzida nas primeiras enquetes me impressiona. O Brasil é hipócrita. Minha mãe o traduz. Tem pavor da Clara apenas por ela se relacionar com outra mulher, sendo casada com um filho a situação se agrava drasticamente e ainda "fazendo fofoca" é a própria demônia em pessoa. Minha mãe ainda compartilha da opinião de muitos de que a sua relação com a Vanessa é totalmente forçada e estratégia de marketing. 

Infelizmente se as CLANESSAs não conseguem manter a Clara num paredão com o Slim, esqueçam Vanessa campeã. A rejeição de Clara vai acabar escorrendo pro lado da Vanessa. Criaram um monstro chamado Marcelo, um fenômeno meio Bambam, Dhomini e Jean, todo cagado e misturado. Esses três utilizaram-se de vitimização para serem campeões. Marcelo idem. Infelizmente Bones comprou o rapaz que tem sérios distúrbios de personalidade.

A saída da Clara na quinta é melhor para a Vanessa que pode ir para a final com 100% dos votos das CLANESSAs, mas em contrapartida, mostraria que o twitter é o cocô da formiguinha na votação geral e daria indícios de que a torcida CLANESSA não é tão forte quanto parece. Se não tirar o Slim como vencerá o Marcelo em uma possível final? Mesmo que a Vanessa esteja sozinha sem a Clara recebendo todos os votos das CLANESSAs. Sinceramente, me resta assistir e gravar a festa de amanhã, provavelmente meu último dia de PPV deste BBB. As festas de Clara e Vanessa ficarão guardadas por muito tempo nas minhas lembranças.

terça-feira, 4 de março de 2014

PERMITAM-SE DESCOBRINDO SUAS VERDADEIRAS LIBERDADES



A menos de trinta dias para a final do BBB14 uma coisa me aflige. Não me lembro de ter tido esse sentimento nos últimos anos, talvez pela última vez no BBB6. A possibilidade da ausência de Clara ou de Vanessa no meu PPV me causa certa angústia. Essa situação me remete ao BBB6 porque o que me fazia assistir àquela edição eram Roberta e Saullo. Com a saída dele ainda resisti a uma semana de PPV mas após a saída dela abandonei a 6ª edição. Longe desse BBB não ter Clara ou Vanessa na final, acho isso praticamente impossível, pois mesmo que coloquem as duas em um duplo, a que sobreviver ao paredão, dificilmente não chegará à final.

Essas duas carregam esta edição nas costas. O primeiro beijo da casa e o banho nu de Clara deram o tom do BBB14. Um tom libertino sim, de gente que parece que tá cagando pro um milhão e meio de reais e que na verdade quer aproveitar cada minuto que esteja naquela casa. E isso não deixa de ser talvez uma das melhores forma de ir buscar esse milhão e meio. Ledo engano de quem pensa que não. Já fizemos alguns campeões assim. Esses campeões normalmente são mais divertidos, conseguem me entreter mais do que o candidato que passa três meses trancado em seus sentimentos e medindo cada uma de suas atitudes.

'Tempos Modernos' nos diz mais ou menos isso. Deveria ser o hino de qualquer reality show de confinamento e convivência, e não da 14ª edição do BBB apenas. Clara e Vanessa parecem as próprias autoras e proclamam em atitude cada trecho desta canção. Se não têm deveriam tatuar em seus corpos 'vamos viver tudo que há pra viver, vamos nos permitir', pois é esse o sentimento que elas exalam a cada minuto que estão naquela casa.

A contra-partida vem na mesma proporção da entrega de Clara e Vanessa. O número impressionante de jovens e não tão jovens que se identificam com Clanessa aumenta a cada dia. Milhares de perfis de FCs explodem no Twitter. Gente que vive da mesma forma ou que ao menos tenta viver, mesmo que as vezes estejam rodeadas de hipocrisia e ainda dependentes de uma falsa tolerância para sobreviverem. Gente que almeja 'um novo começo de era' mas que aguarda pacientemente este momento que para muitos ainda não chegou.

Enquanto isso, a edição do programa tem tratado razoavelmente bem essa 'liberdade'. Não enaltece é verdade, mas também não condena. Sem construção de estorinha e personagens com direito a trilha sonora Clara e Vanessa vão construindo a sua verdadeira história, e nós que somos os verdadeiros espectadores conseguimos acompanhar e nos emocionar. Quando digo 'nós' e 'verdadeiros espectadores' é porque são nessas gurias que criam milhares FCs que estas duas 'libertinas' irão se apoiar quado saírem daquela casa. O público do sofá ajuda, precisamos dele para vencer certos paredões, mas aqui fora ele esquece em pouquíssimo tempo em quem votaram a favor. O verdadeiro acalento virá dessas gurias que passam a madrugada acompanhando o PPV, que juram de 'morte' os desafetos e quem ousa interferir no amor de Clanessa.

Aproveito o ensejo para dizer que incondicionalmente não abandonem Clara e Vanessa naquela casa. Supostos erros podem ainda acontecer. Slim e Cássio cercam Vanessa incessantemente. A depender de quanto sólida a relação das duas estiver nesses momentos de chegada do Slim algo pode acontecer. Vanessa é frágil por dentro daquela casca, clama por uma relação onde o after BBB não fosse tão agoniante. Slim é sorrateiro e vai vendo a oportunidade de chegar nos pontos fracos de Vanessa. Cássio corre por fora, não tem chances com Vanessa mas também pode contribuir para atitudes dela que podem ser mal interpretadas.

É isso. Só posts sobre Clara e Vanessa porque é só elas que consigo enxergar nesse BBB.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

OBRIGADO, CLARA E VANESSA



Não está fácil muito comentar sobre este BBB. Pouca coisa acontece, quase nada. Não existe lado tampouco confronto. Restam as festas, que para mim sempre foram termômetro e combustível para as edições. A partir delas que eu avaliava quem de fato estava ali para preencher a cota ou fazer valer os dias de exposição.

Nos primórdios do BBB, em 2004, tivemos uma participante chamada Juliana Lopes, os fortes lembrarão e entenderão. Juliana tinha o perfil completamente diferente de Clara, patricinha assumida do Distrito Federal, havia passado uns tempos morando nos EUA (a única coincidência em relação à Clara). Esse período fora fortaleceu seu conhecimento musical e principalmente a pronúncia perfeita do inglês. Juliana se entregou como poucos participantes na história do BBB. Na primeira semana arranjou uma briga homérica com a boxeadora Tatiana e foi direto ao paredão com os votos da casa contra a própria. Voltou e teve uma trajetória até semi-final do programa recheada de fortes emoções, principalmente envolvendo seu ficante da vez, o lutador Marcelo Dourado.

Nas festas é que Clara mais me lembra a Juliana. O gosto pelas músicas, a cantoria perfeita em inglês e a capacidade de curtir as quartas e sábados até o início do dia seguinte fazem eu me apaixonar cada vez mais por essa paulistana de 25 anos. Ao que percebo não estou sozinho. Os perfis no twitter em prol de Clara e Vanessa se proliferam em uma velocidade poucas vezes vista em um reality show. As duas conseguiram arregimentar uma torcida de uma dedicação ímpar. Os dois paredões de Vanessa onde ela perdia de lavada nas enquetes e acabou ficando são prova disso. Clarinha vai seguindo em frente e construindo uma história cheia de marcos para a TV brasileira. O banho nua em pelo e a história de amor com Vanessa são inéditos nos 14 anos de BBB.

De quebra Clarinha ainda tem tatuada na panturrilha da perna a capa de 'Use Your Illusion II', simplesmente o álbum mais marcante de toda a minha vida. Ouçam 'Estranged', 'So Fine' e 'Don't Cry' e entenderão. Suas performances a cada execução de 'Sweet Child O' Mine' são de fazer chorar. A guria canta com o fundo da alma, na mesma proporção de sua entrega dentro daquela casa. São esses participantes que me fazem virar as madrugadas de olhos abertos e me abster de uma vida social normal por quase três meses há 12 anos quando assinei meu primeiro PPV.

Por enquanto só tenho a agradecer a Clara e Vanessa que têm me proporcionado os únicos momentos emocionantes desta edição. Tenho esperança que Clara chegue a essa final e que rompa definitivamente com todo e qualquer preconceito às pessoas que vivem intensamente suas vidas, sem se preocupar com opiniões alheias e buscando apenas serem felizes.

domingo, 19 de janeiro de 2014

PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE UM BBB QUE VEIO PRA FICAR


Finalmente ontem consegui para algumas horas para assistir ao PPV. Não começo uma edição tão alheio ao que se passa há muitos anos. Ainda nem decorei o nome da rapaziada. Mas a partir de ontem alguns colocaram seus nomes não só na minha mente mas na história do BBB. Dirão uns que daqui a 4 meses ninguém vai lembra dos beijaços entre Clara e Vanessa e que o banho nu a pelo também será esquecido e que ainda denigrirá a imagem da participante. Nós que somos espectadores assíduos sabemos que o que aconteceu ontem fica para a história dos realities shows brasileiros.

Clara e Vanessa ontem conseguiram fazer o que milhares de gurias têm vontade de fazer mas medo de dizer. Isso não tem preço. Assumir essa responsabilidade trás o ônus de ser julgada pela sociedade hipócrita brasileira. Mas em contrapartida Clara e Vanessa conseguiram atingir a um público fiel que nunca mais as deixarão. Clara ainda encerrou a noite de forma mais apoteótica ainda. O banho nu e a forma espontânea com que ele se deu me fez ficar ainda mais apaixonado por essa guria de 25 anos.

Clara, Letícia e Amanda despontam como as possíveis protagonistas desta edição. Nos resta rezar para que deixem que elas consigam construir suas próprias histórias dentro do reality show e que não as construam por elas. Os criativos editores do BBB normalmente o fazem. Espero que a virada histórica que a Andressa Ganacin conseguiu perante a desconstrução gratuita de sua imagem tenha servido de lição à produção do programa. Estorinhas e esquetes são bem vindas à edição, sabemos que elas virão mas precisam ter ao menos inspiração na verdade que acontece naquela casa.

Como falou o parceiro Rafa no seu perfil no twitter, o meu muito obrigado a Diego, Fran, Letícia, Cássio e Amanda que enceraram a festa, aliás, foram expulso dela lá pelas 8 da manhã. Vocês já fizeram valer o valor pago pelo PPV neste ano.