quinta-feira, 11 de abril de 2013

UM POUCO DA HISTÓRIA ANTES DO BIG BROTHER BRASIL 13



Algo aconteceu nesses 13 dias que ficamos ausentes por aqui. Na verdade, o que aconteceu foi o resultado de tudo que foi construído ao longo de 12 anos de amadurecimento de todos nós. A não obrigatoriedade de cumprimento de uma jornada de trabalho diária de oito horas nos últimos quinze dias tem me feito avaliar bastante o impacto de cada uma de nossas intervenções no resultado final de um programa produzido por uma das maiores emissoras de TV do mundo e assistido por centenas de milhões de espectadores desde 2002.

Nos primórdios do reality show brasileiro, se fizermos força e buscarmos um pouco de conhecimento, conseguimos chegar até mesmo em 2001, quando a jornalista Rosana Hermann criou o primeiro blog sobre RS (sigla pra reality show que usaremos a partir de agora) aqui no Brasil para acompanhar a pioneira Casa dos Artistas do SBT. O blog se chamava tv.blig.ig.com.br (print no topo do post) e inacreditavelmente consigo lembrar disso até hoje. Graças ao absurdo de acervo do archive.org consegui achar isso aqui que  é um registro offline do próprio blog que vos falo. Entrem e deleitem-se com o que foi o PRIMEIRO blog sobre RS no Brasil. Confesso que descobri o archive.org agora e quase chorei aqui revendo o blog da Rosana depois de mais de dez anos.

E já que estamos em fase de nostalgia, aproveitei ontem os conselhos e ensinamentos de nossa best DJ Simone Francieli (co-fundadora da Rádio Nadessa e minha consultora para assuntos aleatórios de informática) e consegui extrair do Twitter um arquivo com, simplesmente, a totalidade das minhas mais de 30 mil postagens, organizadíssima por ano e mês de publicação. Sabem sobre o que  foi o meu primeiro tweet em 21 de julho de 2009? A Pitty ficaria orgulhosa.


Isso foi quando eu acabara de criar minha conta no Twitter, desde então sempre como @portrasdolimbo, pois em 22 de dezembro de 2008 criamos o blog Por Trás do Limbo e por que não aproveitar a ferramenta de uma nova mídia social pra divulgar o meu blog com o meu próprio user?

E assim foi, entre postagens no blog PTdoL e no chamado mini blog Twiter, que chegamos até aqui. Temos que reconhecer que este ano de 2013 foi diferente, pra não ser dramático e dizer mágico, quando na verdade o foi. Nunca antes eu havia feito parte de uma mobilização tão grande nas mídias sociais em prol de, mais do que pessoas, uma mesma opinião. E é essa a grande diferença que as grandes mídias sociais trouxeram aos RSs exibidos atualmente. Essa capacidade absurda de aglutinação instantânea de milhões de pessoas que se apaixonam por esse ou aquele participante ou que se revoltam com 'injustiças' que por ventura possam ter sido exercidas sobre os seus. Assim nasceu, na minha modesta opinião, a unidade mais forte vista até hoje em defesa de um conceito em um RS. Assim nasceram vocês, crescendo e aparecendo para o mundo. Assim algum filho de Deus abençoado acordou de bem com a vida e denominou essa unidade de Nadessa, esse grupo de pessoas que extrapola qualquer tipo de faixa etária ou limite geográfico e está espalhado não só pelo Brasil, mas por lugares que eu nem sei determinar. Todos despertados pelo instinto de proteger os seus.

Atualmente tenho muito prazer em pertencer a um grupo que conseguiu fazer mobilizações de milhares de pessoas, cada um à sua forma. Sou orgulhosamente obrigado a mencionar a Rádio Nadessa, idealizada por nossa (novamente) Simone Francieli que reuniu através dessa idéia cinco pessoas que foram fundamentais neste processo. Sabemos e temos consciência que todos que participaram de alguma forma tiveram sua importância fundamental e insubstituível. Mas tenho que citar essas três (além da Simone) que nos fortaleceram de tal forma que em nenhum momento nenhum de nós se deixou esmorecer, e as tentações para isto foram grande. A Thay do @SuporteGanacin, Rafa do @SuporttNasser e a @AnaLuu_  foram pessoas que ajudaram-se entre si e a todos nós, de forma que estão sendo recompensadas com esse presente, porque é um presente, chamado Rádio Nadessa.

Conversar com vocês tem sido de uma importância absurda para todos nós. Descobrir que não estivemos reunidos nesses três meses apenas por Nasser e por Andressa, mas sim, por uma coisa muito maior, que chama-se identificação de valores. Podemos divergir em algumas opinões sim, como é normal, mas a unidade está formada. Quem chegou até aqui conosco, sinta-se parte disso, independente do que passou e do que está por vir. Vocês fizeram história neste ano. Tenham certeza que daqui a alguns, alguém estará pesquisando na net sobre o ano de 2013, quando alguns loucos se uniram e transformaram através de mídias sociais o resultado final da versão do Big Brother mais vista no mundo até então.

Ah... Não poderia esquecer de mencionar uma pessoa que tem feito parte de minhas madrugadas pela web depois que saí do trabalho e tive oportunidade de ficar acordado sem tanto peso na consciência. A Júlia, do @NadessaApoio. Vocês a conhecem? Se não, conheçam-a, não vão se arrepender.

E foi assim que ela fez sua primeira abordagem a minha pessoa. Pegou-me pelo meu ponto mais fraco, que é o reconhecimento pelo que eu faço com mais amor.






21 comentários:

Anônimo disse...

Faço minhas as suas palavras. Também sinto muito orgulho de fazer parte desta "gang de loucos" Loucos pelo amor

Anônimo disse...

Preciso dizer que parte de mim está realizada. Primeiro por saber que meu propósito desde o início foi válido a todo momento, segundo por ter conhecido vocês, cada qual com suas qualidades e defeitos, opiniões diferentes... Mas quando o assunto é em prol daquilo que buscamos defender ao longo desses três meses,somos todos um só. E nossa força faz tudo valer a pena!



Simone disse...

O anônimo de cima sou eu! rsrsrs poxa!

Simon <3

ELI PAIXÃO disse...

parabéns Bruno Deus te deu um dom incrível meus DEEEEEus parece telepatia, transmissão de pensamentos vc consegue colocar de uma forma incrível td o que vc escreve é o que eu realmente penso só que eu não consigo me expressar dessa forma tão linda vc ,é de uma intelectualidade incrível e como sabe usar as palavras!!vc e um genio muito orgulho de vc!! obrigado por ser nossa voz em CONTRA da injustiça nesse BBB!!!

Dilnéia disse...

OI meu nome é Dilnéia sou muito mais velha que voces,mas sim eu acompanho tudo que voce escreve,sou seguidora de quase todos voces no twitter,eu não tenho blog nem fc do casal nadessa,mas curti e curto muito eles e é através dessa rede de voces que eu mato minha saudade e fico na torcida para o sucesso profissional dos dois,e claro que esse romance avance,e realmente nunca me apeguei a tanto e nunca vi tal mobilização talvez por isso tenha me identificado tanto com todos voces nadesses.bjsss e continue alimentado nossas almas com tais palavras ,leio e releio todas sempre que posso,parabéns.

Anônimo disse...

Bruno...
comecei a ler seus textos através da Rafa que conheci por culpa do Nasser e Andressa...
Fiquei feliz por encontrar outras pessoas com as mesmas opniões...
E seus textos sempre claros e apaixonantes..
Então obrigada ... e continue.
@luandriolli

lêdap disse...

É tão bom pertencer a uma triplo Q tenha os mesmos pensamentos e atitudes! Brigaduuuu por expressar tão bem nossos sentimentos pois são iguais aos seus!
Tamu jutos sempre!

Anônimo disse...

Bruno, por várias razões infelizmente este ano decidi não me envolver em nenhum movimento e só na reta final o fiz por causa de um texto teu,a minha torcida este ano sempre foi do Nasser desde o 1º dia, não fiz campanha mas o apoiei incondicionalmente VOTANDO.Aos poucos tenho estado a ler os teus textos e devo dizer que concordo qdo falas neste texto que é muito mais que apoiar um individuo é a identificação de valores, valores esses que parecem estar se perdendo na sociedade.Parabéns pelos textos, tens a mesma visão que eu de tudo o que se passou neste BBB. Não tolero injustiça e para mim o que fizeram com o Nasser e com a Andressa foi abominável, independentemente se é um Reality show tem de haver um limite. A edição foi como diria a Aline RIDIICUUULAAA...vocês fizeram o que puderam agora resta-nos torcer pelo sucesso de ambos e que novas injustiças não sejam repetidas...Isabellagomes

Katita (Katia Tucci) disse...

Muitooo bom Bruno, como sempre !
Tbe aprendi a admira-lo e adoroooooo seu blog. vc retrata nosso sentimento em relação as pessoas que escolhemos para torcer e defender como ninguém. Temos pensamentos muito parecidos em diversas situações, me identifico cada vez mais. Não deixarei nunca de seguir seu blog e suas postagens no face (agora que som os amigos kkkkkkk)
Bjãooo pra vc, e conte sempre comigo !

Anônimo disse...

Bruno parabéns pelo texto q expressa tudo o q vimos no BBB13 q a EDIÇÃO quiz esconder,mas ainda bem q temos a FAMILIA NADESSA,da qual sinto orgulho em dizer q me considero uma integrante.Pois conseguimos mostrar p/ algumas pessoas as grandes injustiças cometidas lá dentro,mas apenas uma conseguimos reverter q foi a prova da panasonic.Agradeço todos q fazem parte da FAMILIA NADESSA pelo esforço.PARABÉNS TBM PELA RÁDIO NADESSA,escuto sempre q posso!!!O mais legal de tudo é conseguimos reunir pessoas de vários lugares q pensam igual,q tem os mesmos ideais.Beijos @DeniseBeckerPoA

Anônimo disse...

Brunoooo...não vou falar q eu gostei de suas palavras, deste o primeiro dia em q eu descobri esse cantinho, pq vc. já está muito exibido (agora na radio então.afff)rsrs. To brincando.rs Mas é isso msm, identificação de valores. No começo eu amava o jeito do Nasser, mas entrei aqui sabendo q o blog era em homenagem a Andressa.rs Aqui foi o primeiro lugar q eu comentei a respeito do BBB13, pq eu gostei do seu jeito honesto de ser. Hj, eu posso te garantir...sou Nadessa assumida e ajudo nas campanhas, pq eu quero q eles consigam realizar alguns sonhos. Eles são lindos juntos..com ctz...mas o q eu quero msm, é ve-los felizes. E eles estão. Bunitinhos!!! Andressa p mim é um exemplo de mulher. A unica coisa q ela errou, foi n ter resolvido o problema q ela deixou aqui fora antes de entrar no BBB. Mas a coragem dessa menina c apenas 23 anos, me deixou muito admirada. Agora vejo o casal crescendo juntos aqui fora tb...pq eles conseguiram construir nesses quase 3 meses, uma relação sem rótulos, mas uma relação verdadeira e honesta. Isso é Nadessa...pq é de verdade. Enfim...A UNICA COISA Q EU PEÇO P TODOS OS FÃS Nadessa, E PRINCIPALMENTE VCS. DA #radionadessa...É TER CUIDADO C O q VCS. FALAM, por respeito a eles. Acho q tudo tem limites. Como escreveu a minha amiguinha @simonert: PALAVRAS MAL COLOCADAS, PODEM ESTRAGAR uma vida. E eu acredito nisso. Eles estão fazendo de tudo p retribUIR todo o carinho q eles estão recebendo, mas nós não podemos magoa-los nunca na vida. Eles n merecem. É isso. Gosto muito de vc. Bruno, por seu dom com as palavras, sua honestidade e esse carinho q vc. tem por NADESSA. Beijinhos e brigadinha.

ne_mell

gispermoraes disse...

Eu, apesar de não postar sempre, acompanho você há muito tempo e adoro o Por Trás do Limbo. é extremamente prazeroso contar com textos sábios e reais, pois seu compromisso com a verdade é o que mais me atrai.Resolvi hoje parabenizá-lo pelo texto acima e principalmente pela companhia que tivemos durante estes últimos anos.Obrigada pela sensibilidade e respeito. Gisela.

Vívian Lima disse...

Adoro este blog! Foi aqui que li, pela primeira vez um texto sobre NADESSA que me identifique de cara! Foi numa época em que só via comentários ruins sobre eles, principalmente sobre a Andressa e não conseguia concordar. Até que vi este blog e vi que não estava ficando maluca! Adoro!!!

Anônimo disse...

Bruno...gosto muito dos teus textos,da tua paixão,da tua entrega quase que total, diria eu,pela justiça.Na luta quase que diária pra defender a Dessa daquelas edições podres,tendenciosas e beirando o inadmissível,muitas vzs lendo esse textos,me sentia quase que vingada...
Nunca uma edição de BBB me deixou tão revoltada,pois eu também,embora já quase na terceira idade,ficava até meio enojada, impotente com tanta injustiça contra essa menina ...muitas vzs pensei em desistir...mas,tua postura,pode acreditar,me fez retomar ânimo e acompanhar até o fim e votei,votei muuuuito,varei madrugadas,deixei as coisas pessoais de lado,levei bronca de marido,encheção de filho,mas,consegui aturar aquela droga,só prá q eles chegassem até o fim e juntos!
Mas,como diria a minha maezinha,o que não remédio,remediado está e o tempo,que é o senhor da razão,mostrará que a tua voz e a do povo Nadessa não foram apenas vozes q ecoaram no deserto,com certeza!Ah...e nem vamos precisar pagar prá ver,pois afinal,nós já pagamos e muuuuuito!
Continue,Bruno,vá em frente!Parabéns! Cynthia Siqueira @Cynthia_Siqq

Unknown disse...

Obrigado a todos pelos comments... Estou seguindo quem eu consegui localizar no twitter.

Ana Paula disse...

Bruno, me orgulho sim de ter feito parte da nossa luta pelos dois até o fim. Eu comentei algumas vezes aki em casa q a gente poderia até não conseguir, mas q lutariamos até o último instante...e assim foi feito! Fiquei com a sensação de dever cumprido e hj sinto-me recompensada em ver os dois tão bem!!! Tenho certeza q essa luta transcende o casal Nadessa e eles hj sabem q a edição tendenciosa está sendo contestada com toda veemência!!! Plantamos a semente e iremos colher: tenho certeza!!! Go Nasser!!! Go Andressa!!! Go Bruno!!!

AMANDA ARAUJO disse...

Adorei seu texto, realmente vocês fizeram a diferença, nunca tinha estado num twitter antes e buscando informações sobre o nasser encontrei vôcês e mesmo sem saber usar consegui fazer um pra mim e agora me sinto fazendo parte desse nucleo de loucos amorosos.
Parabéns!

Rosa disse...

Bruno, acabei de ler... Lindooooo D+, eu fico feliz por ter feito e fazer parte dessa familia, desde o inicio, qnd a nossa trajetoria parecia quase impossivel, mas de grao em grao essa familia foi crescendo, criando forcas e chegamos a final com com muita uniao, garra, luta, forca, determinacao e humildade. Espero que essa familia fique unida por muito um tempo indeterminado, acompanhando cada momento que vier pela frente.

Rosa disse...

Bruno, acabei de ler... Lindooooo D+, eu fico feliz por ter feito e fazer parte dessa familia, desde o inicio, qnd a nossa trajetoria parecia quase impossivel, mas de grao em grao essa familia foi crescendo, criando forcas e chegamos a final com com muita uniao, garra, luta, forca, determinacao e humildade. Espero que essa familia fique unida por muito um tempo indeterminado, acompanhando cada momento que vier pela frente.

Anônimo disse...

BRUNO VOCÊ FOI O INSTIGADOR DOS MEUS SENTIMENTOS, OLHA O TEXTO QUE EU FIZ ONTEM
Cheguei agora na correria da facul, entrei pra ver novidades Nadessa como sempre e eis que me deparo com o post da @SuporteGanacin . Fiquei tão tocada de reviver aquele início que resolvi escrever pra botar pra fora esse sentimento que já não cabe mais dentro de mim. Lembrei-me do primeiro dia que fui ao site do BBB e vi comentários horríveis contra a Dessa, sempre batendo na mesma tecla e sem argumento nenhum, além de desrespeitosos. Fiquei revoltada porque eu tinha gostado dela e comecei a procurar mais sobre aquela que era a caçula do programa até que cheguei ao blog do @PorTrasdoLimbo e me senti uma rebelde lendo uma carta secreta de início de uma revolta por quem valia apena lutar. O texto era muito coerente e argumentado, eu concordava com cada letra. Foi aí que me acendeu uma vontade de esganar todo mundo que criticava a Andressa, me deu vontade de protegê-la, de saber se estava bem. Passei a ver PPV por links e cada vez q eu assistia a uma cena da Andressa e do Nasser, mais eu torcia e me apaixonava por eles. A Dessa foi amor à primeira vista, Forelsket sabe, já o Nasser, como a própria Andressa dizia foi me encantando, me encantando, até hoje ser uma das pessoas com melhor caráter e maior coração que eu já vi. De alienada no twitter, comecei a ver os posts dos FCs, Supports, até não aguentar mais e criar uma conta pra poder fazer parte dessa Família e hoje entro milhares de vezes por dia. Eu ainda fico triste com os rumos que essa edição tomou, porque sei que se eles (sr. B.) tivessem mostrado para o público o verdadeiro Nasser e a verdadeira Andressa eles seriam amados não só por nós, mas por todo o Brasil, porém no AMOR o que importa não é a quantidade e sim a intensidade da emoção. E eu tenho certeza que o sentimento dessa família, seja ela de 30 mil fãs enlouquecidos, é muito maior que qualquer outra de 100 mil, pois nós nos unimos nas adversidades, com um sentimento de fazer justiça e de proteger. E a cada dia que passa eu fico mais feliz por ter visto aqueles comentários que lá no início me revoltaram, mais que foram necessários pra acelerar meu coração, sacudir minha alma, rever e reafirmar meus valores de que se você está lutando pelas pessoas certas, não importa o que te digam ou o que aconteça, você irá até o fim do mundo com o coração feliz, a cabeça leve e a alma lavada. Nasser, Andressa e Toda Família Nadessa amo vocês demais, nunca esperei que isso fosse acontecer comigo, mas fico feliz que aconteceu com vocês!
ANA

Unknown disse...

Ana, qual é o seu twitter?