domingo, 24 de janeiro de 2010

O FILME DO ANO


"500 Days of Summer" foi um dos poucos filmes que assisti em 2009. Acho que posso considerar cerca de trinta filmes em um ano, uma quantidade modesta, para quem, em outros tempos, tempos menos conturbados, assistia em média, três a quatro filmes por semana.

Mas heis que praticamente fechando o ano de 2009, descubro 500 Days of Summer. Tenho que reconhecer que andava um pouco desinformado quanto aos lançamentos que estavam por vir, e por coincidência, e só por coincidência, achei uma imagem o cartaz de 500 Days ilustrando um post de um blog que havia descoberto não lembro como. O blog que proporcionou minha descoberta foi o Eu Só Queria um Café, que tem crônicas interessantíssimas. A crônica que tem o cartaz de 500 Days como ilustração é essa aqui.

Achei o cartaz interessante e fui buscar na net mais informações sobre o filme. Acabei achando o link para baixá-lo e não resisti. Pois bem, assisti o filme de forma precária, na tela de 15" de meu notebook. Mas nada que diminuisse a essência da história e a grandeza da obra que eu acabava de presenciar. 500 Days é um daqueles poucos filmes que quando termino de assistir, fico com a sensação de querer voltar duas horas no tempo, apenas para passar novamente pelas sensações por quais acabei de passar.

A identificação com o Tom foi imediata. Ruim? Talvez. Depende do ponto de vista. Joseph Gordon-Levitt vive Tom, um rapaz em busca do amor de sua vida. No escritório em que trabalha como um criador de frases para cartões para datas comemorativas, Tom conhece Summer, interpretada de forma inesquecível pela Zooey Deschanel. A paixão por Summer torna-se apenas uma questão de tempo para Tom.

O filme se desenrola neste romance, narrado de forma bem pouco cronológica, o que nos faz refletir muito na evolução (ou involução) de um relacionamento. Tom passa pelos tais 500 dias com Summer sempre angustiado, pois apesar de seu amor por ela, Summer diz aos quatro ventos que não acredita neste sentimento e que não quer nenhum tipo de compromisso, apenas curtir o momento que estão vivendo sem a pretensão de projetar um futuro ao lado de Tom.

Se já não bastassem as belas interpretações, o roteiro e a direção de Marc Webb, ainda somos comtemplados com uma trilha sonora imperdível e emocionante. The Smiths se faz presente nela com em uma cena em um elevador em que Tom ouve There Is a Light That Never Goes em um walkman, despertando a curiosidade de Summer quanto a seu bom gosto musical.

Como somos avisados pelo narrador do filme logo no início da projeção:, "Essa é uma história de um garoto que conhece uma garota, mas você deve saber, essa não é uma história de amor". E como ainda complementa um dos cartazes do filme: "Essa não é uma história de amor. Essa é uma história sobre amor."

Bom... Segue abaixo o trailer in english.



Aqui o link para o trailer LEGENDADO para quem se interessar.

Aqui o link para o blog Filmes com Legenda com o download do filme.

Confira todos os vídeos da trilha sonora aqui.

Um comentário:

BETO disse...

Brunão, obrigado pelo link do filme. Eu fui lá e o baixei, mas não está com a legenda. Como faço? Voc~e pode me dar uma dica? Eu sei legendar o filme, baixar a legenda e colocar no filme, mas não queria assim. Como vc falou que ele já estava legendado o que eu estou fazendo de errado que a legenda não aparece pra mim? Obrigado... pode responder, se possível, no meu e-mail hbavutti@yahoo.com.br