sexta-feira, 29 de março de 2013

AS SANTA VENCEDORAS




Significado de CANONIZAR: v.t.d. Aprovar, certificar ou proclamar santo, de acordo com as normas ou rituais determinados pela igreja, geralmente, refere-se a uma pessoa já falecida. (Etm. do latim: canonizare)
Em Sexta-Feira Santa vamos falar de Santa ? Voltemos a abordar o mais polêmico dos assuntos ao longo de toda a edição do BBB13. A canonização de Andressa Ganacin como Santa do Pau Oco do BBB13 se deu no dia 26 de fevereiro perante um público aproximado de 18 milhões de expectadores, distribuídos em 5,5 milhões de domicílios, considerando uma média de 29 pontos de audiência que esta edição alcançou. Números razoáveis para uma canonização, principalmente se a Santa for do Pau Oco e a Igreja também.

Presenciávamos naquela terça-feira de paredão, talvez, o VT de maior prejuízo à imagem de um participante em toda a história do BBB. Não vamos falar sobre o teor do mesmo em si, pois muito já se falou sobre isso. Se quiserem se aprofundar nas informações transmitidas na compilação desconexa de falas e imagens, leiam esse post aqui do Por Trás do limbo e esse aqui do @_Urgh no Cartas. Naquele 26 de fevereiro, pelos cálculos do IBOPE, 18 milhões de expectadores eram presenteados finalmente com a sua vilã do BBB Crazy. Passávamos ali da metade do programa e os contornos maniqueístas que os editores sempre buscam para aglutinar torcida em prol de rejeição, perigosamente, ainda não estavam desenhados. Sobrou pra Santinha o ônus de vilã. Que ônus que nada... Transformamos o ônus em BÔNUS, e aí que escrevemos um capítulo que vai ficar pra sempre registrado na história do Reality Show brasileiro. A da luta de uma minoria desfavorecida (olha eu me fazendo de perseguido....) contra uma gigante que diariamente bombardeava informações da forma que queria e sem nenhum comprometimento com a verdade, aos seus 18 milhões de expectadores.

Vamos aos números. Se tivemos aproximadamente 40 milhões de votos na final, a distribuição dos mesmos considerando os percentuais divulgados se deu da seguinte forma em termos de milhões de votos: 3,5 pra Andressa, 11,3 pro Nasser e 25,1 pra Fernanda. Considero 25 milhões de votos um PÍFIO desempenho para alguém que teve diariamente, ao longo de 78 dias, sua imagem exaltada e enaltecida para 18 milhões de expectadores. Em contrapartida, os quase 15 milhões de votos que Nasser e Andressa receberam em seus favores foram o INACREDITÁVEL e ESPETACULAR resultado de uma semente que plantamos aqui, nessa net que vos fala. Lembro como se fosse hoje quando eu e a Thay do @SuporteGanacin confabulávamos sobre como iniciar esse processo que culminou no que estamos vendo atualmente. Naquele momento, tínhamos apenas como instinto fazer alguma coisa, qualquer que seja, em defesa da Andressa. Que fosse num blog, no twiiter, ou em qualquer outra rede social, mas nosso alento naquele momento era não cruzar os braços diante do que estávamos vendo, e sim disseminar ao máximo o que estavam fazendo com aquela guria de 23 anos de Cianorte.

E assim o fizemos. Viver para assistir a Andressa escorraçar a Kamilla (tão beneficiada pelas edições) com 68% em um paredão triplo nunca terá preço. Isso foi um momento IMPAGÁVEL. Depois ainda contar com a inteligência e sorte dessa mesma guria paranaense para que conseguíssemos cravar de forma inédita uma 'vilã' na final do BBB, novamente, acho que não merecia tanto. Nunca imaginávamos que quando plantávamos aquela semente quase três meses atrás, teríamos isso pra colher.

Enfim. O Brasil escolheu sua santa. Nós escolhemos a nossa. A que escolhemos, tenho certeza que é do PAU CHEIO. Já a que o Brasil escolheu, absorvendo sem nenhum discernimento o que lhe era oferecido, foi aquela que rezava em voz alta para agradecer aos céus quando alguém de seu grupo voltava do paredão, aquela que se dizia perseguida quando na verdade era uma voraz perseguidora, aquela que analisou o perfil dos vencedores e buscou transparecer um pouco de cada, aquela que se vitimizou em todas as oportunidades que teve, aquela que construiu um conto de fadas de amor do mais constrangedor e piegas que já vi até hoje no BBB, aquela que teve tudo em seu favor ao longo de 78 dias de edição, até mesmo o inacreditável de ter um blog hospedado e linkado no site oficial do programa, diariamente denegrindo a imagem de qualquer outro que não fizesse parte do Castelo e exaltando e enaltecendo o príncipe e a princesa de lata, aliás, de papel alumínio, de tão verdadeiros que eles eram.

VIVA ANDRESSA GANACIN
VIVA A SANTA DO PAU CHEIO

20 comentários:

RAFAELA BRUGIOLO disse...

VENHO ATRAVÉS DESTE POST, AGRADECER O BRUNO QUE NESTA TEMPORADA BBB, SOUBE EXATAMENTE ACALMAR E EMOCIONAR MEU CORAÇÃO COM SUAS SABIAS PALAVRAS, A FAVOR DE ANDRESSA UMA MULHER DE GARRA CORAGEM E DE UMA PERSONALIDADE INCRÍVEL MINHA DIVA DESDE O INÍCIO DO PROGRAMA. NÃO SOU MUITO BOA NAS PALAVRA POR ISSO ENCERRO POR AQUI. MUITO OBRIGADO BRUNO POR TUDO.

QUEM NASCE DIVA JAMAIS DEIXAR DE SER.

Unknown disse...

Parabéns Bruno pelo post,em favor de Andressa.Ela merece!!!!!

Anônimo disse...

Bruno atraves de seus post vim aprendo a cada dia a mar mais e mais a dedessa ela me ensinou a ser forte e lutar pelos sonhos hj nao consigo pssar um dia sem ter noticias dela briguei e brigo com qualquer pessoa p defende-la por isso me denomino devota dessa santinha nao de pau oco mas sim de coraçao cheio e pensamento mais q vitoriosos amo demais essa jovem menina vlw por cada lagrima e cada vitoria q tivemos juntos MEU NOME É INGRID.

Antonia Santos disse...

Em outro comentário já havia dito e agradecido pelo seu talento em escrever, e bem, aquilo que todos nós, encantados por Andressa, gostaríamos de dizer sobre ela. Mais uma vez parabéns e fica a minha saudade dos meninos Andressa e Nasser. Abraço.

Raíssa disse...

Poxa vida!! Eu sempre venho aqi pq dizem q os textos do Bruno são ótimos, + qnd vejo os textos enormes, m dá uma preguiça de ler.. + eu juro por DEUS q ainda vou tirar um dia para ler tds q puder!! <3 Nadessa <3

Anônimo disse...

Parabéns Bruno pelo Post!!! Nos traga sempre notícias da Andressa e se puder do Nasser também . Sempre estarei aqui apoiando a nossa querida. Nos completa o dia quando temos notícias novas sobre ela. Com carinho agradecemos.

Jessica disse...

Parabéns,belo texto,por sinal seus texto são sensacionais, sempre com as palavras corretas <3 a Andressa merece ler coisas do tipo de pessoa que você é, sensacional Bj

Anônimo disse...

Bruno, so posso lhe parabenizar vc foi demais em todos os Post. Fica com Deus...

Unknown disse...

Bruno como sempre você foi de mais como pode ainda bem que nos que acompanhamos o programa dia e noite vimos quem realmente são as pessoas e quem era falso com suas mentiras e trapaças. um namoro de mìdia e de conveniência pois depois que viu que ter uma pessoa ao lado ajudava muito em paredões perdoou sua princesa. mas como tudo tem um lado bom tivemos o casal mais lindo de todas as edições do BBB Nadessa como hoje em dia todo mundo conhece e assim podemos amar eles incondicionalmente e levaremos em nossos corações para sempre. Por uma fã que sempre tera um amor maior que o infinito por este casal Shalom Dutra.

Anônimo disse...

oi bruno, seus textos são lindos eu sempre acompanho seu blog sou de Rondônia e eu adoro a Andressa ela é de uma humildade linda maravilhosa.

Fernanda disse...

Parabéns Bruno, você tem o Dom de passar para os seus textos, tudo que se passou em nossa mente!

Necessito dizer que sou muito feliz por não ter me alienado ao que a edição nos fazia engolir goela a baixo.
Nós que vimos a Verdadeira Andressa conhecemos uma pessoa Maravilhosa, de um coração tremendo, que conquistou milhares de fãs a cada dia passado no BBB.


Unknown disse...

Bruno, venho te acompanhando no twitter e pra ser sincera, é a primeira vez que vejo o blog.
Na verdade, eu pensava totalmente contrário do que o que a edição mostrava. Cheguei a o ponto de achar que era eu quem tinha uma visão deturpada dos fatos. Foi aí que comecei a ver seus tweets. Através deles me convenci de que eu estava certa, de que eu não era a alienada da história e que ao contrário de muitos, eu tenho senso crítico e de discernimento.
Só tenho a agradecer por ter me "apresentado" um mundo REAL em que a rainha não é uma loira com sotaque bonitinho e o rei não é o galã. Me satisfaço com a rainha do interior que assim como eu, tem sotaque de caipira e o rei de pernas finas. Me identifico muito mais com eles. Afinal, eles parecem mais reais. (:
@TTdaPaam

Vanessa disse...

Bruno o que dizer, mais uma vez vc nos presenteia com um post perfeito sobre nossa amada Andressa Ganacin que merece toda dedicação que vc presta a ela....Nós conseguimos perceber como essa menina se tornou uma MULHER dentro do bbb 13, a evolução que ela teve foi incrível, e se já amavámos ela passamos a amar ainda mais(se é que era possível)...Mesmo tendo a edição prejudicando descaradamente a Dessa, milhares de pessoas se apixonaram por ela, e foi da forma mais sincera, pq gostaram dela do jeito que ela é, com todos os seus defeitos e virtudes, e não sendo jogada garganta a baixo como uma princesa fútil. Enfim, parabéns Bruno vc é demais, não tem ideia de como acalmava meu coração vir aqui ler seus posts, quando estava angustiada com a injustiça que a Andressa sofria,e via que não era só eu que pensava assim, pois tinha vc e mais centenas de pessoas lindas que apoiavam nossa menina, muito obrigada mesmo de coraçãoo, vc foi de extrema importância nesses "3 meses" de bbb para a Andressa,para mim,enfim para todos os fãs Nadessa....

Ellen Pires disse...

Bruno...
Vc é demais! Acompanho desde o começo os seus textos. Concordo com vc em gênero, número e grau... De pau oco, nossa Santinha não tem nada!
Nós, a torcida dessa guria, que foi buscar seu espaço no mundo, agradecemos muito ao seu empenho e ao empenho da Thay!
Amooo

Anônimo disse...

Rose
Bruno disse tudo
ANDRESSA tu disse no BBB uma coisa q minha avo sempre me dizia quando era adolescente, uma flor nao cai da arvore se nao for da vontade de DEUS.Tudo q tu passou antes do bbb e pos bbb foi da vontade de Deus pode ter certeza, minha filha mais nova tem 25 anos e e exteticista como voce, sei da sua luta, voce foi guerreira um anjo, e claro q querem te julgar pelo q ficou aqui fora, mas quem julga e deus, nao cabe a nos,sei q fara muito sucesso
aqui fora tu es perfeita,acho voce e o nasser muito lindos,um casal q nao existe mais, nao e conto de fada e sim um conto de verdade de paixao de amizade e cumplicidade, tem tudo para dar certo esse relacionamento, sao familias humildes e lindas.
Acho q voce e o nasser tem q comecar a colher os frutos desse plantio,fazer trabalho junto vai ser muito lindo, se assumam logo e curtam essa paixao, saiba q Deus estara junto de voces com certeza,as coisas dificeis sao as melhores, voce q o diga q ja teve provas concretas, as oportunidades
na nossa vida sao poucas entao vivam essa paixao nao tenha medo estaremos aqui para dar apoio a voces dois pode ter certeza, as vezes muito barulho nao traz chuva mas no acalento vem o ar da vitoria, tenho certeza q a midia vai respeitar mais voces, a adriana e rodrigao q o diga, venceram, uma historia parecida, torci muito por eles,e eles estao felizes.Que DEUS Abencoe a sua vida e a do nasser, estaremos orando por voces, beijo fiquem com DEUS.

Roberta disse...

Bruno... Eu particularmente estava afastada desse mundo de BBB desde 2009, quando disse pra mim mesma que não viria nunca mais... Passei ilesa pelo 10, 11, 12 e pelo início do 13... Foi quando do nada na net comecei a ler algos sobre os BBB desse ano... Engraçado ou não, me encantei pela Andressa e pelo Nasser..., detalhe que não sabia quase nada... Aí comecei a acompanhar e vi o quanto eles estavam sendo prejudicados pela edição tendenciosa a favor de outros... Nesse momento bateu aquela sensação da "busca pela justiça"... E nesse mundo da internet acabei encontrado vc e muitos outros que compartilhavam dos mesmos ideais .. "Sofremos, choramos, sentimos, rimos e acima de tudo vivemos" a verdade da Andressa e do Nasser... Uma pena que eles são pessoas tão boas que não perceberam o real das pessoas que os cercavam... Ou talvez tudo tinha que ser assim mesmo, né??? Eles nos encantaram exatamente por serem assim. Agora: Vida que segue... Bjs!!! Roberta..

Anônimo disse...

E Bruno eu se fosse a Fernanda tinha vergonha de falar que ela nao sabia que seria a vencedora do bbb13,Deram 1,5 milhao para uma pessoa que nao precisava ja era rica as pessoas que contribuiram pra isso dv ser igual a ela ne..Pessoa simples como Nasser sim que merecia ganhar mas fazer o que...

Anônimo disse...

parabens bruno vc foi maravilhoso com a andressa e comigo que procurava alguem que tivesse pensamentos como os meus,que se mostrasse indgnado tanto quanto eu estava,me ajudou muito todo esse tempo adoto ler seus textos.bjs!

Izabel disse...

Parabéns Bruno falou com muita maestria, concordo co cada palavra sua, tinha assinatura do BBB e o que via era exatamente o que vc relatava aqui e seu Blog.Para mim foi a pior Edição,quiseram nos fazer engolir uma vitória, tosca pobre de alguém totalmente desmerecedor. Este BBB falhou muito com um cara que brilhou e fez acontecer o seu jogo limpo.Para mim os protagonistas fora Nasser e Andressa. Meu campeão Nasser!!!!

Anônimo disse...

Oi Bruno, esse meu contato com você é para além de agradecer e elogiar seus textos que concordo em gênero, numero e grau como já disse em outra oportunidade, é para dar uma sugestão aos fãs de Andressa e Nasser.
Ano passado acompanhei o GH 12+1 da Espanha e lá aconteceu algo semelhante ao que aconteceu com nosso casal nessa edição. O casal Hugo e Maria foi julgado, boicotado pelas edições e até pelo 24horas. Quem gostava do casal tentava ver através de imagens refletidas nos espelhos tamanho o boicote dos câmeras. O que os fãs fizeram? Se mobilizaram juntaram uma grana e deram uma viagem ao casal para qualquer lugar do mundo que eles escolhessem, depois encheram a agenda deles com presença vip em varias boates, juntos ou separados. Organizaram festas com entrada paga e por ai vai, o casal completa mês que vem 1 ano de namoro, conseguiram um contrato com uma revista de fofoca da emissora e são comentaristas da atual edição do Gran Hermano, vivem juntos e calaram a boca de muita gente, mas para isso acontecer as torcidas se uniram, não fizeram fofocas infundadas e eles sempre muito presentes no twitter tratavam de acabar rápido com qualquer surto.
Os fãs sempre presenteando nas datas levantado tags positivas no twitter sem cobranças, estou sempre na moita não posso me expressar pelo twitter por motivo de trabalho mas acompanho TUDOOOO e agora mesmo acabo de ver a merda que o ego fez. Ah! conheci e convivi muito de perto com Francine que passou um fim de semana na minha casa de praia e que se queixou muito na época das interferências na relação dela com Max. Um beijo, parabéns mais uma vez pelos seus textos.Claudia