domingo, 24 de março de 2013

O IMPROVÁVEL CADA VEZ MAIS PERTO [1ª parte, Andressa Ganacin] e RECADO DA TIA RÔ, MÃE DA ANDRESSA, PARA A TORCIDA







Andressa Ganacin entrou meio que perdida no BBB13. Ela mesmo reconheceu isso há dois ou três dias quando fazia com Nasser uma mini retrospectiva sobre sua  trajetória desde a entrada naquela casa. Fugindo de um relacionamento fadado ao fracasso, Ganacin viu em sua entrada no BBB a possibilidade de romper com todos os preceitos a que havia se submetido por mais de vinte anos. Mas ao mesmo tempo, via na exaltação desses preceitos quando lá estivesse, uma chance de, quem sabe, criar um perfil que pudesse cair nas graças  das expectadoras do sofá e levá-la, a no mínimo, uma razoável permanência no confinamento. Daí então começaram as contradições para muitos e para nós, um deleite em vermos uma pessoa se redescobrir e se transformar tanto em tão pouco tempo.

Mas vamos tentar buscar a causa raiz do problema, e o por quê de Andressa ter jogado tudo pra cima e buscado um novo horizonte para sua vida. Vamos a trechos de uma matéria recente sobre a percepção do povo de Cianorte a respeito da participação de sua representante no BBB.

CATÓLICA
Segundo eles, Andressa era conhecida e muito querida na cidade. Frequentava a missa todas as quintas-feiras sem falta, ao lado do ex-namorado, Jean Nunes. "Um bom partido" é como Jean é descrito pelos moradores. "Bom, atencioso, simpático, de boa família, trabalhador, íntegro, esforçado". Estava sempre ao lado dela. O casal raramente frequentava festas ou boates. O lugar público onde eram mais vistos era a igreja. "Pareciam o casal perfeito. Pouco antes do 'BBB', eu comentei que achava que eles casariam em breve", diz uma ex-cliente da clínica de estética de Andressa, que também preferiu não se identificar. "Todo mundo ficou decepcionado e até assustado com a atitude dela no 'BBB'. Ela era bem participativa na igreja, fazia leituras e era articuladora do dízimo. Julgava as outras de periguetes, mas fez pior", continua a cliente. "Ela agiu como se o 'BBB' fosse a última coisa da vida dela, a única coisa que valesse a pena. E isso foi ruim para a imagem dela", completou o conhecido.

Quando li essa matéria, comecei a entender o que se passou na cabeça de Andressa quando ela entrou no confinamento. A suposta conduta religiosa e pudica que os moradores de Cianorte dizem que Andressa tinha se deparou com danças sensuais quase sexuais regadas a muito álcool na primeira festa desta edição. E foi nesse momento que Andressa começou seu estilo de jogo pra dentro, mesmo que ainda inconscientemente. Os comentários "maldosos" que ela tecia a respeito das veteranas que sensualizavam nas festas (e que ela acreditava não ter capacidade para fazer) faziam com que Andressa começasse a ter identificação e criasse alianças no jogo. A tática de sobrevivência de Andressa dentro da casa, já posso considerar um dos planos mais perfeitos que já vi até hoje no BBB. Não dá pra saber ao certo se todas as massagens, distribuição de declarações de amor nas festas, distribuição de conselhos e atenção indiscriminada foram calculadas ou se são o jeito Ganacin de ser. Mas o que fica é a lição de convivência que Andressa trouxe neste BBB. Como já havia dito em uma outra oportunidade, essa Cianortense me lembra a Juliana Lopes do BBB4. Considero as duas, as participantes que talvez mais tenham se entregue a esse jogo ao longo desses 12 anos. O fizeram sem medo de qualquer tipo julgamento que sabiam a que provavelmente estariam se submetendo. O Rafa (@_urgh) postou ontem uma grande verdade que ouviu da Dessa: "Pois é, me falaram que eu tinha que curtir isso daqui, mas eu acho que eu levei muito a serio" É por essas e outras que nos apaixonamos tanto por essa menina de Cianorte.

Mas voltando à dinâmica que manteve a Ganacin por muito tempo sem ser votada dentro da casa, com esse jeito de jogar apenas para dentro sem se preocupar com o julgamento que faziam do lado de fora, Andressa  se livrava dos votos internos mas se tronava um alvo fácil para antagonizar o Castelo e seu casal real e a partir daí, de esquecida, passou a ser execrada nas edições. Tínhamos a princesa, o príncipe e seu conto de fadas e a bruxa má que havia traído o namorado de 8 anos em rede nacional. Perfeita combinação para criar uma das maiores rejeições do BBB13 e uma avalanche de milhões de votos em um possível paredão onde Andressa estivesse contra Fernanda ou André. Mas Andressa rasgou tudo o que havia sido planejado para ela pelos editores. Com sua entrega única nesta edição, criou uma identificação com milhões de expectadores do PPV e da Net, que assistiam a um verdadeiro show de realidade e o renascimento de um participante no jogo e não a uma realidade paralela, um conto de fadas que foi criado pelos editores do programa para ser exibido todos os dias depois da novela da nove.

Começava aí, uma movimentação de torcida na Net poucas vezes vista até hoje desde que o Twitter é utilizado como ferramenta de defesa e ataque aos participantes do reality. A cada dia que o casal NADESSA era ignorado ou execrado pela edição, milhares de expectadores se reuniam no miniblog para expressar a revolta que tinham contra toda a manipulação das edições. Andressa Ganacin e Nasser têm uma das torcidas mais fanáticas e apaixonadas que vi até hoje no BBB. A entrega desses torcedores é simplesmente inacreditável. Tenho que citar a Rafa do @SuporttNasser e a Thay do @SuporteGanacin e @OficialGanacin, que passaram noites e noites em claro movimentando as torcidas nos inúmeros paredões que tivemos que enfrentar. Sem elas, talvez não teríamos chegado até aqui com esses dois na final. Costumo dizer que os quase 4.000 seguidores que Andressa e Nasser têm em seus perfis oficiais, o @OficialGanacin e o @NasserOficial, valem muito mais do que qualquer outro perfil de participantes dessa edição que tenha 20.000 seguidores ou mais. A dedicação e a entrega  desses quase 4.000 foi única e inabalável ao longo desses quase 3 meses, coisa que não vejo na torcida da adversária atual e dos já eliminados.

E foi assim que Andressa Ganacin chegou à final do BBB13. De vilã e antagonista do Castelo, o casal de conto de fadas criado no mundo imaginário de Bones, à finalista da 13ª edição do Reality Show mais popular do mundo em sua versão brasileira.

Em um próximo post veremos um pouco da trajetória do gaúcho Nasser Rodrigues.

Seguem aí abaixo OS MAIS SINCEROS AGRADECIMENTOS da Família de Andressa Ganacin. Sua mãe, mais conhecida como TIA RÔ, nos mandou esse texto agradecendo a cada um de vocês que contribuíram para que Andressa chegasse até onde chegou neste dia de hoje.

"E aí você se depara com situações na vida que são inesperadas, e ainda com reações impertinentes.Não sabemos ao certo como, mas sabemos quem são as pessoas que estavam e estão hoje até o final ao nosso lado. Esses são amigos, sim. Amigos! Aqueles que sabem da razão, mas agem com o coração! E foram essas e outras pessoas que mesmo não sabendo de nossas vidas e nem como éramos nos deram forças pra encarar tudo isso de uma maneira grandiosa e cheia de expectativas boas. E são essas pessoas para quem hoje estamos aqui.
Para não só agradecer, mas sim pra dizer que VOCÊ é grandioso, de um coração cheio de amor, dignidade, caráter e principalmente, humildade! Não temos palavras para expressar o que você foi, e o que você é. Agradecemos por ser assim, e por ter nos acolhido, por ter nos ajudado. E até mesmo por ter chorado conosco quando preciso, vocês foram amigos, irmãos! Deixo aqui os nossos agradecimentos com todo carinho! Não conhecemos, são vários nomes, de vários lugares e que fazem e fizeram muita parte desse momento de nossas vidas! Deixo aqui também meus agradecimentos a Lu Haut e Sr Wilson, Elias Aranha, Letícia Biggi, Thay, Bruno Côrtes, Lucas, Gabi, Edno Guimarães, Glaucilene e Marco Franzato, que foram pessoas essenciais e que nos ajudaram! Muito Obrigada a todos vocês que estão nos apoiando!
Um grande beijo, Rosangela Britto."

8 comentários:

Anônimo disse...

Parabens Bruno pelos esclarecimentos em relação a Andressa. Gosto mt dela. E principalmente a tia Rô pelo reconhecimento das torcidas

Anônimo disse...

Que ridículo sua análise é completamente descabida.

Raquelapribeiro disse...

Bruno você é demais !!!! Muito esclarecedor seu post ... Parabéns Mesmo !!! Você merece brilhar

Antonia Santos disse...

Mais uma vez emocionada pois fui e sou encantada pela Andressa e Nasser. Espero, verrrdade, que ela possa superar o julgamento que alguns estão fazendo a respeito dela - menina/mulher corajosa que deu a cara a tapa e vive intensamente o bbb, inclusive seu romance com o gaúcho. Aqui, uma consideraçao: estar namorando por 9 anos e jogar tudo para o alto para se relacionar com outro homem lá dentro pode soar pesado mas... como evitar? Como dizer não quero mais?
Tenho filhos mais velhos que ela, tenho netos e jamais, por pior que pudesse parecer, deixaria de dizer a eles: sejam felizes! É o que eu desejo para Andressa - se possível com o Nasser pois, para mim, a história deles é linda, real enquanto dure, com carinho e muiiita paixão que ninguém é de ferro, rsrs. Abraço e Parabéns Bruno por seus comentários.

Katita disse...

Tudo isso que vc postou é exatamente como eu vejo nossa Diva Andressa, suas dúvidas, frustrações, angústias e instinto de defesa !!! Parabéns Bruno pelo lindo texto. Ela se mostrou corajosa por dar um fim a tudo que não era mais pra fazer parte de sua vida e poder ter um recomeço. Me julguem !!! E ainda teve (mesmo sem saber) que enfrentar a edição manipuladora, baixa e tendenciosa. Pra mim vc é a grande campeã Dedessa !!!!

Marcio Pedrosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito bom seu texto, mais uma vez. Escrevi algo pensando na Andressa e porque eu entendo um pouco o que aconteceu com ela dentro do BBB. Dá uma olhada lá no meu blog quando tiver tempo: wordsideas.bloog.com

Anônimo disse...

Quanta mentira, os Nassarentos foram os mais odiados deste BBB.